Textura de fundo, produzida para o projeto Vissungos: Dos cantos para as cordas

sobre felipe mancini

Tradição e experimentação. Improvisando e buscando formas autênticas.

Da guitarra ainda adolescente, passei para o violão popular brasileiro, e consegui uma formação avançada, pela Escola de Música do Estado de São Paulo.

Ao longo da vida, tive mestres que me deram bagagem para buscar minha linguagem, meu próprio caminho para criar e fazer música. Essa sempre foi a grande questão. Compor e improvisar buscando formas autênticas, absorvendo diferentes linguagens do mundo.

Pesquisei o alaúde árabe, a sonoridade do norte da África, fiz aula de tabla indiana. Gravei e produzi discos, inclusive o meu próprio. Fiz trilhas sonoras, viajei e toquei em diferentes lugares do mundo e continuo descobrindo um universo de possibilidades que nunca vai se fechar.

Hoje vivo em Ouro Preto, MG. Daqui saíram diversas histórias, as pessoas transbordam saberes e agora é por onde partem meus novos caminhos.

Continuo a pesquisar, dar aulas e, sempre, fazer música.

Linha do Tempo

2025

Lançamento do disco e entrega do projeto Vissungos: Dos Cantos para as Cordas, com apoio do Rumos Itaú Cultural 2023-2024

capa do disco Vissungos: Dos canots para as cordas

2023

Lançamento do EP Felipe Mancini ao vivo no Jackology Studio

capa do EP Felipe Mancini ao vivo no Jackology Studio

2023

Tour com apresentações em Stuttgart – Alemanha, Bruxelas e Gante – Bélgica, Londres – Reino Unido e Porto – Portugal, durante os meses de abril e maio.

2023

Lançamento do single Idem. Gravado ao vivo no estúdio em São Bartolomeu, Ouro Preto. Produção e mixagem Felipe Mancini.

Capa do Single Idem, de Felipe Mancini

2023

Lançamento do single Muriquinho, arranjo instrumental para um vissungo. Gravado ao vivo no estúdio em São Bartolomeu, Ouro Preto e participação de Paulo Kayma nos overdubs e efeitos, em Portugal.

Capa Single Muriquinho, de Felipe Mancini

2020

Lançamento do single Lambá, primeiro arranjo instrumental para vissungo, resultado do início da pesquisa sobre o tema. Gravado no estúdio em São Paulo, durante a pandemia de Covid-19.

Capa do single Lambá, de Felipe Mancini

2019

Lançamento do primeiro disco solo, Passagem, onde foi o compositor e arranjador de todas as músicas, além de tocar diversos instrumentos. Gravado no estúdio em São Paulo.

2018

Arranjou os violões para a trilha sonora do curta metragem de animação Boi.
Brasil (SP) • 2018 • Cor • 14 min.
Diretores: Lucas Bettim & Renan Carvalho
Selecionado para o Festival do Rio / Exibido no Panorama Paulista – 29º Curta Kinoforum

portfolio

2017

Compositor da trilha sonora do filme O Menino que Fez um Museu (The boy Who Made a Museum)
Inglaterra / Brasil • 2017 • Cor • 23 min
Diretor: Sérgio Utsch
Prêmio de melhor documentário • River Film Festival, em Pádova, na Itália.
Prêmio de melhor filme • Foreign Press Association, em Londres, Inglaterra
Prêmio especial • Holyood Serbia Festival, na Sérvia

2015

Premiado pelo PROAC 2015 como proponente e diretor artístico , com o Projeto Espaço Retrato, Brasil – São Paulo – Vila Anglo Brasileira. Produção em parceria com Condô Cultural.

DEPOIMENTOS

Felipe é um sujeito especial. Suas composições estão sempre soando numa espécie de suspensão deixando o ouvinte a 2 milímetros do chão, tamanha a sua capacidade técnica e a sua sensibilidade musical de transportar quem acompanha o seu trabalho para lugares afetivos e desconhecidos. Tenho o privilégio de ser seu parceiro há mais de 10 anos e fico curioso de imaginar como serão os próximos 10.

ivanbatucada

Artista sonoro e produtor musical

O Felipe abriu meus olhos de muitas formas para a música. Ele transita em um lugar onde intuição e técnica perdem as barreiras. Sua vida e música parecem refletir isso.

Iran Ribas

Produtor musical e desenhista de som