Discutindo música a partir de aspectos históricos e sociais brasileiros

Palavras chave: música, sociedade, história

O que será abordado?

O desenvolvimento da música brasileira em consonância com os processos de organização da nossa sociedade.

O curso levanta alguns pontos históricos, desde a criação do sistema tonal europeu, no final da idade média, seguindo com a chegada dos portugueses ao Brasil e o contato com os povos originários, passando pela contribuição essencial das diversas nações do continente africano até chegar na música brasileira de hoje discutindo efeitos da indústria fonográfica e de entretenimento.

Aula 01.

Diferenças entre os sistemas tonal e modal. Como a Europa cria o tonalismo, uma invenção iluminista. Entender a evolução desse sistema e como isso molda a música que será feita em todas as Américas e praticamente em todo o ocidente.

Ao mesmo tempo, entender a influência árabe na Península Ibérica e quais as decorrências disso para a música brasileira

Aula 02.

Uma abordagem sobre o continente africano. De onde vieram os negros que foram escravizados por mais de três séculos aqui no Brasil. Aproximar nosso entendimento de como as diferentes regiões de África pensavam música e, a partir daí, refletir sobre como essa imensa diáspora se organizou por aqui.

Aula 03.

Reflexão sobre a formação de estilos musicais como o lundu, a modinha, o fado, o maxixe, o choro e o samba de roda, e como eles foram se transformando influenciados por processos sociais e políticos, tais como a estadia da família real portuguesa no Brasil por mais de uma década, a abolição, a proclamação da república, o surgimento da classe média carioca e as ondas migratórias internas, entre outros.

Aula 04.

A passagem do samba rural até o samba urbano. O advento da gravação e as diferentes formas de se ouvir música, do gramofone até as plataformas de streaming. A música feita hoje no Brasil. Como o mercado fonográfico e a indústria de entretenimento produziram alguns efeitos de massificação que temos atualmente.

Carga Horária:

8 horas, em 4 encontros de 2 horas.

Turma 1: segundas às 19h – 08, 15, 22 e 29 de novembro de 2021

Turma2: sábados às 10h – 13, 20 e 27 de novembro e 04 de dezembro de 2021

  • Não é necessário ser músico para realizar o curso. 
  • Haverá indicação de referências bibliográficas
  • Perguntas e comentários poderão ser colocadas ao longo de cada aula via chat e serão respondidos no final de cada aula.

Investimento: R$ 200,00

Para saber mais, entre em contato

11 998189669

felipe@felipemancini.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up